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Você agrega valor?

  • Foto do escritor: oistudiosim
    oistudiosim
  • 9 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Uma empresa (não sendo organização sem fins lucrativos) contrata alguém para contribuir a vender mais e/ou aumentar o lucro (ou reduzir custos, o que também aumenta o lucro). Não quer dizer que esse é o único propósito de uma empresa, mas com certeza é uma meta fundamental para sua existência. Existem também funções legais e de compliance, além de funções de segurança (de informações, TI, etc.).


Consequentemente, TODAS as funções existentes em uma empresa, sem exceção, devem estar ligadas de forma direta ou indireta a esse objetivo. E não só isso… agora vai doer: Todas as atividades também!


Então, feche os olhos e pense nas suas atividades como líder... No seu time (que é sua responsabilidade), todo mundo tem uma função e realiza atividades com esse objetivo? Qual é a proporção, ou seja, quantas horas eles e você gastam com coisas que não têm nada a ver? Microgestão, reuniões de revisão, justificativas, planejamentos detalhados, consolidações de negócios, apresentações, respondendo a perguntas dos superiores, etc.? 20% do tempo, 30%, 40%?


Quanto maior a empresa, menos precisa de clientes e negócios para manter todo mundo ocupado! Falta de objetivos e metas em comum é um dos motivos! Falta de critérios claros sobre onde investir o tempo, onde focar e priorizar é outro. A criação de posições que “coordenam” os outros, que enchem os outros de perguntas para agradar o superior (superiores na hierarquia) e alimentar o EGO é outro motivo. Vi muita gente ficando responsável por criar conceitos abstratos que não funcionam na prática, mas que mantêm um monte de gente ocupada respondendo perguntas ou atualizando o “status”. Muito bullshit! E pior: uma vez que essas posições foram criadas, há uma grande resistência em eliminá-las. Elas vão continuar, vão justificar sua própria existência. Continuam por muito tempo sem agregar valor. Muitas vezes a organização percebe isso, menos o líder... E com isso, o líder perde credibilidade e a confiança da sua organização.


Seja crítico como líder:


- Não crie novas posições/funções e não aceite a criação de novas posições/funções sem ter certeza do valor agregado! Monitore isso! Observe se a pessoa agrega valor de verdade ou apenas justifica sua posição...

- Observe seu próprio comportamento e atividades, especialmente com as pessoas que trabalham com você: você agrega valor? Ou você atrapalha? Cada 1:1, cada rotina, cada pergunta que você joga na organização agrega algo?


- Você aceita comportamento fake das pessoas (pior ainda quando são líderes também...), contando histórias bonitas, apresentando planejamentos furados, pensando mais em si do que na organização? Talvez você nem perceba, mas pode ter certeza de que a organização sim!


Demorei muito para começar a refletir de forma consciente sobre esses pontos.


Um grande abraço,


Leon Kaiser


Nós, da @Flowin3, ajudamos líderes e acompanhar-los em sua jornada de transformação a ser lideres melhores.




 
 
 

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